O texto de hoje será uma confissão sincera, para fazer você refletir internamente, seja você um colaborador ou um líder na organização.
A primeira vez que me perguntaram: “Como está o clima por aí? Não me refiro ao tempo lá fora, mas ao clima dentro de você”, confesso que me senti desconfortável, pois não tinha uma resposta pronta.
A única coisa que eu sabia era que o clima realmente não estava bom. A minha interminável lista de tarefas tinha resultado em um problema crônico de respiração disfuncional – e tudo isso porque “o tempo da Michelle” simplesmente não existia nessa lista eterna. Era preciso encontrar algum tempo para mim, para poder me equilibrar por dentro e não ter um esgotamento mental.
E foi assim que percebi que a saúde mental é um assunto muito sério – e que não deve ser tratado apenas como uma campanha de janeiro nas empresas. Muitos de nós sofremos (calados) com isso, e não é à toa que o esgotamento entrou recentemente para a lista de doenças do trabalho. A pressão para equilibrar carreira e família, especialmente para as mães, é real e muito desafiadora.
Dados mostram que até 20% das mães e pais são acometidos pelo esgotamento. E com a pandemia essa situação se agravou ainda mais. É urgente saber identificar os sinais e cuidar de nossa saúde mental.
Uma estratégia que eu indico é a autorregulação emocional. De forma simples, a ideia é identificar os gatilhos emocionais que dão sinais de que seu corpo está próximo ao seu limite e, assim, desenvolver um repertório de autocuidado.
As empresas, por sua vez, desempenham um papel importante: é fundamental que a cultura corporativa reconheça a parentalidade como parte da vida dos colaboradores, com todas as suas particularidades e necessidades. Por isso, é um trabalho interno de um lado e externo do outro, para que tudo flua melhor.
É por isso que na Filhos no Currículo trabalhamos para ajudar as empresas a criarem um ambiente que valorize a saúde mental e o bem-estar parental. Falar sobre saúde mental é reconhecer o ambiente interno e externo, especialmente aquele que acolhe e valoriza as potencialidades únicas de cada profissional.
Vamos cuidar do nosso clima interno e externo para juntos podemos construir um ambiente de trabalho mais saudável e equitativo.
#saúdemental #bemestarparental #equilíbrio #filhosnocurrículo
Estudos para aprofundamento: https://www.scielo.br/j/reben/a/66QP8RGpw4ZQWkgdzDHcYDs/?format=pdf&lang=pt