MÃE NA PANDEMIA – BRUNA MARQUES


Oie, você já recebeu um conselho que causou uma revolução aí dentro?

Ah, os conselhos…..nem sempre a gente tem a dimensão de como eles podem ressoar em que os ouve. A psicóloga Bruna Marques lembra com carinho e gratidão de uma conversa que teve com uma colega de trabalho muito próxima assim que retornou da licença-maternidade, quando disse  que estava com medo de não conseguir voltar a ser a profissional que era antes. “Ela foi muito acolhedora, me falou que iria passar, para respirar fundo e viver um dia de cada vez. Disse que era natural o questionamento, porque eu estava me redescobrindo em um novo lugar do mundo, que havia muita coisa se reorganizando dentro de mim. E sugeriu que eu fosse generosa comigo mesma.”

A conversa fez um bem danado a Bruna, que agarrou o conselho para atravessar a fase mais turbulenta pós-licença. “Antes mesmo de fracassar a gente já fica se cobrando, pensando que vai ser mandada embora ou que é melhor pedir demissão.”

Bruna também lembra de um outro conselho que recebeu à época. Hoje fala rindo, mas na ocasião ficou aflita ao ouvir tanta gente falar que ela precisava dormir bastante porque depois nunca mais conseguiria. “Sei que não foi por mal, mas me causou grande angústia, porque eu não sabia como ia lidar com a privação do sono, como conseguiria estar disponível emocionalmente para a criança. Pensava inclusive em como ia conseguir trabalhar sem dormir. Mas a gente se adapta, nosso corpo se acostuma.”

Bruna Marques foi entrevistada por Camila Antunes, cofundadora da Filhos no Currículo, para a segunda temporada do podcast. O episódio já está disponível no Spotify e está repleto de belas reflexões sobre como conciliar a jornada de mãe à de profissional.

© 2020 Filhos no Currículo - Todos os direitos reservados.